Os colaboradores do Colégio UmDóLiTá desenvolvem a sua prática pedagógica baseada num modelo sociocêntrico – Movimento da Escola Moderna (MEM) – cuja prática democrática da gestão dos conteúdos, das atividades, dos materiais, do tempo e do espaço se fazem em cooperação. A participação dos alunos na organização, gestão e avaliação cooperadas de toda a vida do grupo/turma e da própria escola constituem um exercício de cidadania democrática ativa.
Através das práticas dos nossos profissionais, defendemos os princípios de equidade e o respeito pela criança como ser único, reconhecendo as suas competências e a sua cultura; neste sentido, pretende-se providenciar um atendimento individualizado a cada criança de acordo com as suas capacidades e potencialidades, garantindo o desenvolvimento da sua própria personalidade.
Os essenciais princípios orientadores da prática educativa da Instituição, centram-se:
Na diferenciação pedagógica do trabalho de ensino e aprendizagem, respeitando as diferenças entre as crianças, os seus interesses, ritmos e estilos de aprendizagem. Priorizamos os tempos de trabalho/estudo autónomo, como tempo forte de diferenciação cooperada do ensino e dos modos de aprendizagem.
Na interação social, visto que, a aprendizagem é algo que permanece, que se automatiza, que se constrói, mas que sobretudo se interioriza, através da interação social.
Na interação comunicativa, uma vez que acreditamos que é através da troca de saberes e produções que as crianças se desenvolvem psicologicamente e socialmente. Desta forma preconizamos uma dinâmica de grupo em que se desenvolve o sentido solidário da construção de saberes, percebendo que todos necessitam de todos para alcançar o objetivo comum – a contínua construção de conhecimento.
Na participação e gestão partilhada do currículo, com o apoio dos espaços criados e da disposição dos instrumentos didáticos, que facilitam a gestão diversificada e partilhada do currículo, permitindo que as crianças participem no planeamento, desenvolvam e avaliem autónoma e coletivamente as suas tarefas e as do grupo.
Na intervenção na comunidade, dado que acreditamos que a escola está dentro da comunidade assim como a comunidade está dentro da escola; neste sentido, pretendemos que a escola tenha um papel na formação de agentes de mudança da sociedade e na participação ativa na comunidade. Assim, as parcerias a estabelecer entre colégio e comunidade, têm como objetivo fundamental a apropriação das ferramentas culturais pelas crianças.
Na prática democrática visto que é nossa crença, que uma verdadeira aprendizagem democrática estimula a liberdade de pensamento e de expressão e permite orientar as aquisições cognitivas consoante os interesses e necessidades dos alunos; desta forme, criamos ambientes que promovem a descoberta, a resolução de problemas, o trabalho de grupo ou entre pares e o saber viver em sociedade, com grande aposta na Educação para a Cidadania. A organização da vida escolar é também partilhada, através das Assembleias de Escola e dos Conselhos de Cooperação Educativa, de cada grupo/turma e divulgada junto da comunidade, através de meios de comunicação diversos.
MEM
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