Terapeuta Vanuza Afonso
A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o ser humano e tem grande importância no bem estar no psicológico e social.
É com a linguagem que construímos a nossa identidade, o conhecimento acerca de si mesmo e dos outros, ela permite não só estabelecer os contactos sociais como sustentar as aprendizagens escolares e culturais.
A terapia da fala é uma valência que surge no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana,
nomeadamente em:
• Fala (i.e., articulação verbal, fluência/gaguez, ressonância e voz e respiração);
• Linguagem (e.g., aspectos fonológicos, morfológicos, sintácticos, semânticos e pragmáticos) – processamento da linguagem incluindo a compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré-literacia, de literacia e de numeracia;
• Comunicação não-verbal (motricidade oro-facial)
• Deglutição ou funções relacionadas
• Aspectos cognitivos da comunicação (e.g., atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas);
• Funções sensoriais no âmbito da comunicação, da deglutição ou de outras áreas relacionadas.
Na suspeita de algum atraso ou perturbação no desenvolvimento da comunicação deve ser realizada uma avaliação em terapia da fala, onde serão estabelecidas as necessidades e delineado o respetivo plano de intervenção, que, dependendo das necessidades pode incluir intervenção direta e indireta (com os pais ou professores).
Sobre mim:
Formei-me em terapia da fala em 2004 e desde então passei por uma variedade de contextos, desde Centro de Saúde, Creches e jardins de infância, escolas públicas e privadas, consultórios privados e Instituições particulares de solidariedade social.
Atualmente e já há mais de 10 anos que estou integrada nas equipas de intervenção para alunos com necessidades educativas especiais em escolas públicas do concelho, inicialmente com crianças dos 0 aos 6 anos (intervenção precoce), e posteriormente com crianças dos 6 aos 18 anos (Centro de Recursos para a Inclusão).
Os alicerces deste percurso são, além da formação continua e experiência profissional, a enorme paixão que tenho em trabalhar com os mais jovens e uma enorme consciência sobre todos os processos inerentes à comunicação.