Vanuza Afonso
Formei-me em terapia da fala em 2004 e desde então passei por uma variedade de contextos, desde Centros de Saúde, creches e jardins de infância, escolas públicas e privadas, consultórios privados e Instituições particulares de solidariedade social.
Atualmente e já há mais de 10 anos que estou integrada nas equipas de intervenção para alunos com necessidades educativas especiais em escolas públicas do concelho, inicialmente com crianças dos 0 aos 6 anos (intervenção precoce), e posteriormente com crianças dos 6 aos 18 anos (Centro de Recursos para a Inclusão).
Os alicerces deste percurso são, além da formação continua e experiência profissional, a enorme paixão que tenho em trabalhar com os mais jovens e uma enorme consciência sobre todos os processos inerentes à comunicação.
A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o ser humano e tem grande importância no bem estar no psicológico e social.
É com a linguagem que construímos a nossa identidade, o conhecimento acerca de si mesmo e dos outros, ela permite não só estabelecer os contactos sociais como sustentar as aprendizagens escolares e culturais.
A terapia da fala é uma valência que surge no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, nomeadamente em:
- Fala (i.e., articulação verbal, fluência/gaguez, ressonância e voz e respiração);
- Linguagem (e.g., aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos) – processamento da linguagem incluindo a compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré literacia, de literacia e de numeracia;
- Comunicação não-verbal (motricidade oro-facial)
- Deglutição ou funções relacionadas
- Aspetos cognitivos da comunicação (e.g., atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas);
- Funções sensoriais no âmbito da comunicação, da deglutição ou de outras áreas relacionadas.
Na suspeita de algum atraso/perturbação no desenvolvimento da comunicação deve ser realizada uma avaliação em terapia da fala, onde serão estabelecidas as necessidades e delineado o respetivo plano de intervenção, que, dependendo das necessidades pode incluir intervenção direta e indireta (com os pais ou professores).