• Berçário
  • Creche
  • Jardim de Infância
  • 1.º Ciclo

Colégio Um Dó Li Tá

Criamos memórias, espalhamos sorrisos!

  • Início
  • O Colégio Um Dó Li Tá
    • Regulamento Interno
    • Quem Somos
      • Direção
      • Corpo educativo
      • Professores Coadjuvantes
      • Apoio Especializado
    • Como chegar
    • Alimentação
    • Movimento Escola Moderna
    • Protocolos
    • Tabela de Preços – 2024/2025
    • Ações Sustentáveis
  • Oferta Educativa
    • Berçário
    • Creche
    • Jardim de Infância
    • 1.º Ciclo
    • Saúde e terapias
    • Atividades Extracurriculares
  • Pré-inscrição

Terapia da Fala

Vanuza Afonso

Formei-me em terapia da fala em 2004 e desde então passei por uma variedade de contextos, desde Centros de Saúde, creches e jardins de infância, escolas públicas e privadas, consultórios privados e Instituições particulares de solidariedade social.

Atualmente e já há mais de 10 anos que estou integrada nas equipas de intervenção para alunos com necessidades educativas especiais em escolas públicas do concelho, inicialmente com crianças dos 0 aos 6 anos (intervenção precoce), e posteriormente com crianças dos 6 aos 18 anos (Centro de Recursos para a Inclusão).

Os alicerces deste percurso são, além da formação continua e experiência profissional, a enorme paixão que tenho em trabalhar com os mais jovens e uma enorme consciência sobre todos os processos inerentes à comunicação.

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o ser humano e tem grande importância no bem estar no psicológico e social.

É com a linguagem que construímos a nossa identidade, o conhecimento acerca de si mesmo e dos outros, ela permite não só estabelecer os contactos sociais como sustentar as aprendizagens escolares e culturais.

A terapia da fala é uma valência que surge no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, nomeadamente em:

  • Fala (i.e., articulação verbal, fluência/gaguez, ressonância e voz e respiração);
  • Linguagem (e.g., aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos) – processamento da linguagem incluindo a compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré literacia, de literacia e de numeracia;
  • Comunicação não-verbal (motricidade oro-facial)
  • Deglutição ou funções relacionadas
  • Aspetos cognitivos da comunicação (e.g., atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas);
  • Funções sensoriais no âmbito da comunicação, da deglutição ou de outras áreas relacionadas.

Na suspeita de algum atraso/perturbação no desenvolvimento da comunicação deve ser realizada uma avaliação em terapia da fala, onde serão estabelecidas as necessidades e delineado o respetivo plano de intervenção, que, dependendo das necessidades pode incluir intervenção direta e indireta (com os pais ou professores).

GuardarGuardar

Arquivo

Procurar neste site

Contactos

212 975 484

Geral: geral@umdolita.pt
Secretaria: secretaria@umdolita.pt
Direção: direcao@umdolita.pt
Dir. Ped. 1º Ciclo: dped1ciclo@umdolita.pt

Educação Inclusiva

  • Educação Especial
  • Terapia da Fala
  • Psicologia

Equipa

  • Direção
  • Corpo educativo
  • Professores Coadjuvantes
  • Apoio Especializado

Atividades Extra-curriculares

  • Patinagem
  • Inglês
  • Jiu Jitsu
  • Yoga
  • Ginástica Acrobática
  • Hip Hop
  • Capoeira

Atividades Curriculares

  • Babyoga
  • Ginástica
  • Música
  • TIC
  • Inglês
  • Educação Física
  • Artes Visuais

Ações Sustentáveis

Ações Ecológicas

Outras atividades

  • Ambiências – 2023
  • Atividades periódicas
  • Berçário
  • Creche
  • Jardim de Infância
  • 1.º Ciclo

Copyright © 2025 · Education Pro on Genesis Framework · WordPress · Login

 

Loading Comments...