O meu nome é Rita Mariano e sou psicóloga educacional, formada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, desde 2002.
Sou psicóloga porque, desde muito cedo, me apercebi que gostaria de ajudar os outros e porque também cedo nasceu em mim a convicção de que as pessoas, quando mudam por dentro, podem transformar o seu mundo e o dos outros.
A Escola é um local onde todas as sinergias se encontram e onde a magia da transformação se dá.
Acredito na escola como motor para os grandes alicerces da pessoa e da sociedade.
Sou mãe de uma Matilde que, até mesmo antes de nascer, me ensinou a ser melhor pessoa e psicóloga.
Tenho paixão pelo que faço e encaro a minha profissão como uma missão.
No meu caminho profissional já trabalhei um pouco com crianças e jovens de todas as idades, pais e professores. Estive sempre ligada às parcerias e a outros profissionais disponíveis na rede da comunidade.
Já desenvolvi projetos vários, designadamente em educação especial, integrando equipas multidisciplinares onde desenvolvi os seguintes temas profissionais: competências pessoais e sociais; avaliação e intervenção psicológica; aplicação de provas de prontidão escolar; ações de formação e sensibilização com alunos em variadas temáticas como o bullying, por exemplo, e ações de sensibilização com encarregados de educação, professores e assistentes operacionais.
Como Psicóloga Educacional, e no contexto do colégio, o meu foco central de atuação é a Intervenção Psicoeducativa nas Problemáticas de Aprendizagem.
Devido a todos os conhecimentos e ferramentas que temos atualmente, a aprendizagem é um processo contínuo e em constante evolução, sendo, por isso, um caminho particular e diferente de pessoa para pessoa.
Também sabemos que, por vezes, ao longo desse percurso, poderão surgir obstáculos ou situações que podem dificultar o processo de aprendizagem e representar um verdadeiro bloqueio ou, pelo contrário, impelir à evolução.
É um facto real que as crianças passam a maior parte do seu dia-a-dia na escola e é, neste contexto, que elas crescem, aprendem e socializam, sendo, por isso, essencial que se sintam felizes. Pois, crianças felizes aprendem mais e melhor!
Por vezes, podem apresentar alguma dificuldade de natureza interna ou externa, o que poderá motivar um sentimento de angústia, de erro que abala, assim, a sua auto-estima e o acreditar em si mesma, desistindo de aprender porque “é difícil” ou “não consigo”.
E é aí que a psicologia educacional surge como uma grande e preciosa ajuda para detetar a situação ou o problema que está a dificultar o processo de aprendizagem, avaliando e contribuindo para a solução e intervindo na vertente psicoeducativa nas mais diversas problemáticas, olhando as dificuldades numa perspetiva funcional.
A psicologia intervém nos seguintes casos:
- Promoção de métodos e estratégias de estudo regulares e eficazes;
- Recuperação de situações de insucesso escolar pontuais ou prolongadas;
- Casos de dificuldades de aprendizagem: dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia, entre outras situações.
A psicologia educacional procura responder a uma necessidade cada vez mais frequente, atuando a posteriori ou até mesmo como prevenção com o objetivo de evitar constrangimentos, detetando-os precocemente, intervindo e contribuindo com estratégias que possam tornar os processos de aprendizagem mais eficazes e com mais qualidade.