Olho a arte como uma forma de sentir liberdade e de descodificar, numa tela ou noutro espaço em branco, o que não conseguimos traduzir verbalmente. O que está invisível dentro de cada um de nós necessita de se tornar visível para que, especialmente nos primeiros anos de vida, o equilíbrio seja alcançado através de um bom conhecimento de si mesmo. Assim, pintar é libertar-se, e saber libertar-se é fundamental para um desenvolvimento estruturado e saudável.
A realização, e a definição dos objetivos, desta atividade com cada grupo de crianças é feita de acordo com a sua faixa etária para que: conheça a diversidade na Historia da Arte ao longo do tempo; utilize a pintura e desenvolva algumas técnicas para se poder expressar livremente, sem medo.
É proposto também, através da análise de diferentes obras, que os alunos compreendam que não existem desenhos errados, que a diferença é positiva e a noção de Belo é meramente subjetiva – cada aluno terá a sua forma de expressão, tal como no seu percurso de aprendizagem.
Sobre a professora
Célia Bação
Formação em Design de Moda pelo IADE e Licenciatura em Gestão e Administração Pública, vertente Recursos Humanos pelo ISCSP. Trabalhou na área de Design de Moda e também, em Administração e Gestão de Equipas.
Atenta a novas abordagens na educação, crê na importância da inclusão da expressão artística no processo de aprendizagem da criança.